5 dicas para aproveitar bem os tempos de home office

5 dicas para aproveitar bem os tempos de home office

É verdade que há tempos trabalhar de casa tornou-se uma rotina para muita gente. Nas últimas semanas, virou ordem para muitos profissionais e empresas ao redor do mundo como medida de prevenção ao COVID-19. Pensando nisso, separamos algumas dicas de organização de home office que vão ajudar a colocar o seu cantinho em ordem para produzir com tranquilidade e conforto. 

1. Delimite um espaço

Para fazer o home office funcionar, é importante eleger um canto específico da casa para trabalhar e produzir. Improvisar um espacinho na mesa de jantar ou tentar ficar com o notebook no colo no sofá não são as soluções ideais. Uma mesa, escrivaninha ou bancada – mesmo que pequenas – ajudam a executar as tarefas e deixar tudo em ordem. 

2. Invista em equipamentos confortáveis

Fique atento à altura correta da bancada e do computador. O ideal é que a metade da tela fique na altura dos olhos para não forçar a cervical. Se for usar notebooks, invista em suportes que deixam a peça mais alta ou improvise empilhando livros.  Ter uma cadeira de trabalho ergonômica também é fundamental: escolha peças que acomodem bem a coluna.

3. Procure a luz

A iluminação é uma aliada do conforto. Um espaço bem iluminado proporciona bem estar e ajuda a focar. A luz branca, por exemplo, é um ótimo recurso para tarefas que exigem atenção. Mas não apenas: a luz natural ajuda a relaxar e regular o nosso organismo quando acompanhamos a passagem do tempo de acordo com as suas variações. Por isso, se possível, monte o seu home office perto de uma janela ou porta de vidro. 

4. Organize

Organização é tudo para quem trabalha em casa. Use nichos e prateleiras para separar livros, ficheiros e documentos. Aposte em caixas para ajudar a manter tudo em ordem – inclusive cabos e equipamentos. Canetas, lápis e borrachas devem ficar em suportes adequados. Quanto mais organizado for seu ambiente, mais fácil é conseguir ficar ali por horas durante o dia. 

5. Faça pausas

Quem trabalha em casa, deve ficar atento às horas de home office. É muito comum avançarmos além do horário normal de trabalho quando nos vemos em meio a uma tarefa grande. Por isso, é imprescindível fazer pausas regulares para alimentar-se bem, relaxar os olhos e a mente e – por que não? – até alongar-se um pouquinho a fim de evitar dores ou desconfortos. Se sentir ansiedade ao longo do dia, vale fazer pequenas pausas para meditar. O trabalho de respiração que desenvolvemos ao longo da meditação ajudar a acalmar a mente e o corpo.

Gostou dessas dicas? Comente e compartilhe esse post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *