Jazz Vila Pinheiros - unidade 40 m²

5 passos para decorar apartamentos pequenos com elegância

É possível morar em espaços pequenos, acolhedores, práticos e elegantes. Abaixo, você confere nossas dicas de décor para ambientes enxutos.

É tendência global: as metragens dos apartamentos diminuíram nas grandes cidades. Pequenos estúdios de 27 a 40 m2 tornaram-se a pedida da vez, seja para quem procura uma moradia prática e acolhedora, seja para quem quer investir em aluguel e em long-stay.

A maior dúvida, no entanto, para quem pensar em comprar um apartamento pequeno é conseguir aproveitar bem a pouca área e fazer o espaço render. A primeira dica é procurar um imóvel cuja planta favoreça a circulação e integre as (poucas) áreas do apê. Abaixo, listamos os cinco pontos essenciais para você encontrar um apartamento pequeno com potencial para ser um lar muito aconchegante.

1. Deixe a luz entrar

Uma planta integrada que privilegia a circulação é fundamental. Se ela contar com janelas amplas, melhor ainda. A luz é essencial em um espaço pequeno. Ao preencher o ambiente, a luminosidade amplia os espaços e traz mais bem-estar para os moradores.

Por isso, procure sempre imóveis com janelas ou portas de vidro que vão deixar a sua casa mais iluminada. É importante também investir no tipo correto de cortina. No caso dos ambientes pequenos, aquelas que deixam passar mais luminosidade são ideias para não causar sensação de sufocamento.

2. Invista em marcenaria

Com as metragens enxutas, é sempre recomendável criar projetos de marcenaria sob medida para garantir armários espaçosos e estantes práticas. Um projeto customizado para o seu apartamento vai ocupar melhor a área – até os cantinhos ociosos –  do que os móveis prontos. 

 

3. Aposte em móveis versáteis

Móveis e peças de design multiúso são essenciais em apartamentos pequenos. Muitos designers vêm criando, por exemplo, sofá modulares que podem ser usadas de diversas maneiras de acordo com seu projeto de décor.

Uma boa dica é apostar em peças encostos baixos que integram os ambientes de estar e a cozinha aberta, por exemplo. Mesinhas e cadeiras dobráveis podem auxiliar em varandas e sacadas. Os banquinhos e pufes podem servir como assento em pequenas reuniões ou fazer as vezes de mesas laterais também. 

Jazz Vila Pinheiros
Sala de Estar -unidade 40 m² – Jazz Villa Pinheiros

 

4. Escolha revestimentos de qualidade

Se há um item que dispensa economia na hora de montar um apartamento, são os revestimentos. É muito importante investir em peças de qualidade, como pedras naturais e madeira – de preferência em tons neutros e atemporais.

Lembre-se que os bons revestimentos costumam durar por toda a vida – eles podem se adequar às inúmeras reformas de interiores e podem combinar com os mais diferentes tipos de decoração.

5. Eleja uma paleta de cores harmoniosa

Já foi-se o tempo que a dica principal para decorar apartamentos pequenos era pintar tudo de branco ou off-white. Muitos arquitetos têm experimentado criar projetos de decoração para apartamentos pequenos em tons mais quentes ou escuros. No entanto, é importante entender como a luz se comporta dentro do ambiente antes de eleger as cores.

No geral, ambientes bem iluminados permitem mais brincadeiras com os tons – seja na base da decoração ou nos detalhes. Se o apartamento não for tão iluminado e você quiser pintar as paredes com uma cor mais forte, faça um teste antes para entender como o tom eleito se comporta dentro daquele ambiente. 

Está procurando um apartamento pequeno para morar ou investir? Temos algumas opções na Alfa Realty. Confira os nossos lançamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *