A arquitetura minimalista

Com a chegada do século 20, novas tendências surgiram no mundo da construção. Um dos movimentos de grande sucesso foi a arquitetura minimalista, um tipo de arte mais clean e sem excessos, que foca apenas no que é fundamental.

Cumprindo o lema “menos é mais”, o estilo tornou-se um novo modo de vida. Seus seguidores buscam um lifestyle mais leve, simples e sem a pressão de estar em um ambiente exageradamente equipado. A ideia é evitar tudo o que é desnecessário e supérfluo e dar lugar ao simples e sofisticado.

Referências culturais da arquitetura minimalista

Não se sabe ao certo quando e onde o movimento começou, mas os profissionais identificam referências importantes da cultura japonesa, da cultura escandinava e de movimentos artísticos europeus. O que se observa também é a contraposição aos estilos clássico e romântico, priorizando mais que a estética, mas principalmente a funcionalidade.

Principais características

A arquitetura minimalista tem como característica as linhas retas, formas geométricas e cores primárias. Suas construções seguem conceitos puros e simples para transformar as formas de um projeto em elementos modernos e sofisticados. Os revestimentos e acabamentos – geralmente de concreto, madeira ou metal – são trabalhados de maneira a dar um toque pessoal e exclusivo ao empreendimento.

Decoração de interiores

A decoração minimalista também segue o conceito de simplicidade e sofisticação. Ao eliminar elementos desnecessários, sobra espaço para selecionar materiais de boa qualidade e que colaboram para um ambiente mais elegante e refinado.

A escolha dos móveis tem como critério principalmente a sua funcionalidade. Geralmente as cores têm como base tons claros como branco, off-white ou bege. Os tecidos costumam ser suaves, lisos e com tons sóbrios. A iluminação natural é um diferencial, pois proporciona frescor, sensação de limpeza e de organização.

Projetos minimalistas

Alfa Realty segue uma linha moderna e sofisticada de arquitetura e design. Em parceria com o escritório da renomada arquiteta Patricia Anastassiadis, são criados projetos exclusivos, de alto padrão e com características singulares. Diversos empreendimentos se encaixam no estilo minimalista de arquitetura.

É o caso do Reserva Alto de Pinheiros, que segue o conceito clean e valoriza o essencial, trazendo mais conforto e leveza à vida. As plantas são amplas e têm janelas que privilegiam a luminosidade e a ventilação. O design também segue a linha minimalista e conta com uma escolha criteriosa de materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *