A arquitetura sustentável e responsável com a qualidade do futuro

A sociedade se preocupa cada vez mais com o meio ambiente e procura utilizar os recursos naturais de maneira inteligente, evitando excessos e desperdícios.

A arquitetura sustentável faz parte desse movimento. Hoje é possível encontrar projetos no mundo inteiro que buscam diminuir o impacto que a construção civil traz para a natureza.

Segundo o Green Building Council Brasil (CBC), o Brasil é o quarto país com mais projetos de sustentabilidade, atrás apenas de Estados Unidos, China e Emirados Árabes.

A prática é muito valorizada porque é mais que um benefício para a natureza: ela colabora para a qualidade de vida da sociedade.

Práticas da arquitetura sustentável

Uma maneira de unir arquitetura e sustentabilidade é adotar práticas que reduzem o uso de materiais de construção, priorizar o baixo consumo de energia em diversos processos, incentivar as fontes de energia renováveis e obter o máximo de desempenho com o menor impacto possível.

Existem projetos que conseguem aplicar o modelo de construção sustentável ao buscar diferentes formas de aproveitar um espaço, preservar algum tipo de energia ou defender circuitos naturais durante obras em determinada região.

Essas são apenas algumas práticas realizadas na busca de um cuidado maior com o meio ambiente.

Água e energia elétrica

Outro ponto que faz muita diferença em um projeto de arquitetura sustentável são as fontes alternativas de energia.

A energia solar tem sido uma opção recorrente dos novos projetos por ser mais viável que a eólica e menos impactante que a elétrica. O consumo inteligente da água também é um ponto a ser destacado.

Para reduzir os níveis de desperdício são adotadas práticas de reaproveitamento de água da chuva e uso de sensores, por exemplo.

Materiais e resíduos

Durante a construção de um edifício é necessário prestar atenção nos materiais utilizados. Existem diversas opções ecológicas que não são caras e proporcionam um impacto menor na natureza.

Entre esses materiais estão telhado com isolamento térmico, lâmpadas de LED, torneira temporizada, telhas de fibra vegetal e tintas com baixos índices de compostos orgânicos voláteis.

A construção civil também acaba gerando muitos resíduos prejudiciais ao planeta. A solução para esse problema é o descarte correto em locais próprios para receber esse tipo de lixo.

Vale também a reciclagem do material: é possível triturar o concreto e a madeira para serem reutilizados.

Construção sustentável em São Paulo

Reserva Alto de Pinheiros é assim. Seu projeto arquitetônico valoriza a iluminação e ventilação natural por meio de janelas amplas. As áreas comuns contam com iluminação de LED, sistema de aquecimento de água conjugado (solar + gás) e com recirculação, que garante a economia de água e conforto ao usuário.

Viver em harmonia com a natureza é mais do que contribuir com a saúde do nosso planeta, é investir em qualidade de vida para nós mesmos e para quem amamos.

Quer conhecer empreendimentos de arquitetura sustentável que proporcionam maior conexão com a natureza? Confira os projetos da Alfa Realty e inspire-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *