A organização urbana dos bairros planejados

Em uma cidade como São Paulo, onde tudo parece distante, com muito trânsito e sempre estressante, é possível encontrar bairros que reúnem tudo o que o morador precisa. Esse é o conceito dos bairros planejados: proporcionar áreas residenciais, comerciais e empresariais em um único lugar, evitando assim longos deslocamentos até outro centro urbano já congestionado.

Facilidades de um bairro planejado

Um dos maiores benefícios de ter uma casa em bairro planejado é a facilidade de executar as principais necessidades do dia a dia dentro do próprio núcleo urbano. Imagine a qualidade de vida de quem tem por perto uma variedade de lojas, restaurantes, supermercados, pet shop, salões de beleza e diversos outros serviços.

Os moradores também encontram centros empresariais, escolas e ambientes de lazer para os momentos de diversão e entretenimento com a família, como parques e praças. Além disso, o paisagismo urbano costuma ser um diferencial, proporcionando maior conexão com a natureza.

Projeto de bairro planejado é antigo em São Paulo

Apesar de parecer que São Paulo tem um planejamento urbano precário, algumas partes da capital surgiram como bairros planejados na primeira metade do século 20. É o caso de empreendimentos em Alto de Pinheiros e Alto da Lapa, bairros de alto padrão e muito valorizados.

Ao longo dos anos ficou cada vez mais difícil encontrar espaços grandes o suficiente para colocar em prática um projeto de arquitetura como esse dentro da cidade. Então, as empresas passaram a construir nos arredores da capital paulista, como é o caso de Alphaville, em Barueri.

Uma necessidade habitacional

No cenário atual, existem outros desafios para empresas que buscam investir em bairros planejados. Um deles é a dificuldade de aprovação do projeto junto aos órgãos municipais. Há ainda a necessidade de realizar uma pesquisa minuciosa para acertar a demanda exigida pela região.

São projetos que podem levar mais de uma década para serem finalizados. No entanto, quando concretizados, conseguem suprir uma necessidade habitacional e colaborar em muitos aspectos com a região. É um projeto de arquitetura que gera oportunidades de emprego, lazer, bem estar e colabora para uma cidade mais organizada e com mais qualidade de vida.

Na sua opinião, qual é o melhor benefício de morar em um bairro planejado? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *