Como deixar a casa mais aconchegante e elegante

Como deixar a casa mais aconchegante e elegante

Reunimos algumas ideias para deixar a sua residência mais acolhedora e confortável

Nunca foi tão essencial sentir-se bem dentro de casa. Com o mundo em quarentena, é natural começar a reavaliar os espaços internos e buscar novas ideias de décor. O tempo é propício para planejar uma novo layout dos ambientes, sonhar com novas paletas de cores e até – por que não? – novos móveis.

Tudo em busca desta sensação de conforto e acolhimento que só as nossas casas podem nos oferecer neste momento tão difícil. Abaixo, damos algumas ideias de como deixar os ambientes mais aconchegantes e com um toque de elegância – a nossa especialidade por aqui. 

Deixe a luz entrar na sua casa

Uma casa saudável é iluminada – de preferência, por luz natural. Ambientes com janelas amplas ou portas de vidro convidam a luz do solar a entrar e dar mais vida aos espaços internos.

Decorar é também deixar a luz entrar para realçar cantinhos especiais da casa. À noite, aposte em uma iluminação intimista com temperatura de cor mais quente. Abuse das lâmpadas em tons amarelados que dão sensação de acolhimento e relaxam.

Fuja das lâmpadas brancas em áreas sociais e privadas – esta temperatura de cor só é indicada para espaços que pedem atenção e alerta. 

Como deixar a casa mais aconchegante e elegante

 

Invista em plantas na decoração

Uma das maneiras de deixar a casa mais cheia de vida é trazer plantas para espaços internos. É claro que isso não é novidade, mas nos últimos anos as plantas dentro de casa têm representado uma tendência muito forte nas áreas urbanas.

A onda Urban Jungle propõe o cultivo de plantas em vasos por toda a casa em uma tentativa de deixar os moradores das metrópoles mais conectados com a natureza. Ao escolher espécies, é importante ficar atento à luminosidade.

Há espécies que preferem a exposição direta ao sol, outras que preferem a luz difusa ou um pouco de sombra. Estude os cuidados que cada tipo de planta precisa e eleja as ideais para os seus espaços. 

Como deixar a casa mais aconchegante e elegante

 

Organize todos os cômodos

Organização é fundamental para o bem-estar dentro de casa. Os ambientes ficam fluidos quando tudo está em seu lugar. Nas áreas sociais, invista em prateleiras, nichos e estantes para organizar livros, objetos de décor e até obras de arte.

Em quartos e home office, vale lançar mão de caixas organizadoras, divisórias para gavetas e outros acessórios de organização para deixar tudo em ordem. 

Como deixar a casa mais aconchegante e elegante

 

Aposte em materiais e texturas naturais

Uma das melhores maneiras de deixar um espaço mais acolhedor é investir em fibras e materiais naturais. A textura destas peças oferece delicadeza e leve ao toque, além de nos reconectar à natureza, representando um retorno às origens e um resgate de ancestralidade.

Essas características propõem uma pausa e um relaxamento no dia a dia dentro de casa – fundamentais para um ambiente aconchegante. 

 

Como deixar a casa mais aconchegante e elegante

Valorize a memória afetiva

Móveis, obras de arte e materiais naturais compõem uma decoração elegante, mas podem também revelar muito sobre os moradores. Uma das maneiras de transformar um espaço em um lar é investir em peças que resgatem a memória afetiva.

Peças de família, recordações de viagens e elementos artesanais são fundamentais para trazer a sensação de aconchego e acolhimento para o décor.

Os aromas também contribuem ao serem vinculados a lembranças afetuosas. Vale investir em perfumes, aromatizadores, ou velas aromáticas e até incensos ou óleos essenciais. Tudo para tornar a experiência de estar em casa mais agradável possível.

Gostou dessas dicas? Comente e compartilhe esse post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *